Terapias
Depressão
A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Pode atingir pessoas de varias idades e é mais comum no sexo feminino. O diagnóstico deverá ser feito por um profissional da área e muitas vezes o tratamento é em conjunto com psicólogo e psiquiatra.
Ansiedade
Ansiedade é uma emoção normal vivenciada pelas pessoas, mas em excesso pode virar uma doença. Sentimentos de preocupações e medos podem interferir nas atividades diárias. Gera sintomas físicos (dor no peito, tontura, palpitações e formigamentos) e sintomas psíquicos (insônia, irritabilidade e tensão muscular).
Sindrome do Pânico
É caracterizado pela ocorrência de crises repentinas e repetidas de ansiedade, medo ou terror em questão de poucos minutos, acompanhadas de sintomas físicos, como falta de ar, dor no peito e batimentos cardíacos rápidos ou irregulares. Essas sensações fazem com que as pessoas evitam lugares e situações, prejudicando o convívio pessoal e até profissional.
Stress
Pressão ou tensão que é resultado de uma situação difícil. Pode ser físico e emocional . Queda de cabelo, dor de cabeça, impaciência e tonturas são sintomas comuns nesta condição. O stress também pode ser causado pela ansiedade e pela depressão . Quando esses sintomas persistem a longos períodos, podem submeter a outras doenças.
Stress Pós Trauma
Ocorre depois que a pessoa passa por um grande evento traumático, como assaltos, desastres naturais, acidentes, brigas, entre outros. Nos sintomas, estão inclusos sonhos perturbadores e flashbacks. É natural que ocorra pelo período de até 2 meses, diminuindo gradativamente esses sintomas.
Transtorno Obsessivo Compulsivo
Caracterizada por pensamentos ou compulsões repetidas que invadem a vida da pessoa. Situações obsessivas, como se fechou o gás, trancou a porta ou desligou as tomadas são recorrentes. Movimentos repetidos são encontrados também nesta patologia, como por exemplo lavar as mãos varias vezes. Essas situações geram total desconforto, impedindo a qualidade de vida.
Transtorno Bipolar
Caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises em fases maníacas e fases depressivas. As causas podem ser de fatores ambientais e genéticos.
Distúrbio de Conduta
comportamento anti social
Comportamentos repetitivos de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Inclui: Agressividade, crueldade com pessoas e/ou animais, roubos, abuso sexual, mentiras, destruição de bens, desobediências.
Insônia
Insônia e Hipersônia são alterações no sistema nervoso. Dificuldades do sono podem trazer prejuízos a curto e a longo prazo. Terror noturno, e sonambulismo também se incluem neste diagnóstico. Fatores associados podem ser doenças físicas, depressão, ansiedade, cafeína, uso de álcool e drogas. A apneia do sono deve ser investigada como forma biológica e não somente em componentes emocionais.
Distúrbios Alimentares
São distúrbios originados de hábitos alimentares, podendo ser excessivos ou reduzidos. Caracterizados por baixa autoestima, culto excessivo do corpo, distorção da imagem corporal, questões hormonais e distúrbios emocionais. Exemplos comuns desses distúrbios são a anorexia e a bulimia
Psicopedagogia
Conheça nossa área de Psicologia da Educação